Celebração terminou com missa e quermesse em comunidade. 40 embarcações participaram de ato.
A procissão de barcos em comemoração ao Dia de São Francisco já foi tradição no passado e agora está sendo resgatada por uma comunidade do Seringal Florianópolis em Cruzeiro do Sul.
Os fiéis saíram do porto da cidade e foram até a comunidade. Cerca de 40 embarcações participaram. No encerramento, houve a celebração da missa e uma quermesse para a comunidade.
O líder comunitário Lázaro da Cruz diz que objetivo é unir a comunidade e devotos do santo.
“Os barqueiros representam os catraieiros e os bombeiros estão entrando com a conscientização da prevenção de acidentes. Também temos muitos devotos que comparecem para pagar promessa. São pessoas de várias comunidade que hoje vão à igreja reverenciar o santo”, diz.
A funcionária pública Maria Deli Bussons, de 56 anos, paga promessa pela recuperação da saúde de uma filha.
“É um santo que tenho devoção e muita fé. Fiz uma promessa e fui atendida. Tenho uma filha que era muito doente e fiz uma promessa que, se ela escapasse, acompanharia a procissão o resto de minha vida. Antigamente tinha essa procissão. Depois ficou uns anos sem acontecer e agora está retornando. Nos anos que não teve aqui, fui a Mâncio lima ou Guajará para pagar minha promessa”, conta.
Outra que também paga promessa na procissão é a dona de casa Antônia Ivaneide, de 26 anos. Ela diz que a devoção começou desde criança, uma vez que não andava e credita a recuperação ao santo.
“Minha avô fez uma promessa e foi atendida. Passei a andar somente com sete anos. Sou muito grata por essa benção e enquanto estiver vida venho participar dessa procissão. Nos anos anteriores, eu fazia caminhada na igreja do bairro Miritizal”, diz.
Após navegarem por mais de 40 minutos até a comunidade, os fiéis participaram de uma celebração com o bispo Dom Mosé. Na sequência, uma quermesse ocorreu com vendas de comidas típicas e brincadeiras.
São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.