Evento em Cruzeiro do Sul reuniu 10 mil visitantes, diz organização. Projetos de pesquisas foram apresentados.
Uma pequena cidade recebendo energia elétrica através de limões. Essa foi uma das experiências que chamou atenção durante o Viver Ciência em Cruzeiro do Sul. O experimento é dos alunos da escola Raimundo Braz de Melo, localizada na Vila Assis Brasil.
Eles apresentaram a geração de energia a partir do limão.
“Aqui reproduzimos uma cidade alimentada por energia solar. Porém, a iluminação pública é gerada através do limão que tem uma substância ácida que faz com que ocorra um fluxo grande de eletros dentro das placas de zinco e cobre, que gera uma voltagem de energia. Aqui mostramos que apenas com limão, zinco e cobre geramos energia”, explicou o jovem Lucas Freire de 18 anos.
Entre as atividades, destacam-se projetos de pesquisas e oficinas que foram desenvolvidas nas diversas salas temáticas.
A feira Viver Ciências reuniu cerca de 10 mil visitantes nos dois dias que ocorreu no campus do Instituto Federal do Acre (IFAC), estima a organização. O evento científico e tecnológico é o maior do estado e está sendo realizado pela segunda vez no Vale do Juruá.
O vice-presidente da associação dos Katukinas, Levino de Souza, diz que a feira fortalece ainda os povos indígenas.
“Fizemos uma apresentação para demonstrar que a educação escolar indígena trabalha com dois conhecimentos: o interno e o ocidental, que sempre fortalece nossa cultura e prepara nossos alunos para o mercado de trabalho. O que mais nos chamou a atenção foi na chegada ver cartazes simbolizando os povos indígenas. Isso é um marco histórico”, finaliza.