Implantação do conselho foi sancionada pela prefeitura do município e publicada no Diário Oficial desta terça (3). Autor do projeto diz que medida visa melhorar atendimento de deficientes na cidade.
A Câmara de Vereadores de Acrelândia criou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto foi aprovado pela prefeitura da cidade e foi publicado no Diário Oficial do Acre (DOE) nesta terça-feira (3). Segundo o autor do projeto e presidente da Câmara, vereador Marciano Bezerra, a medida visa melhorar o atendimento dos deficientes na cidade.
“Quando se tem um conselho de deficientes fica mais fácil conseguir condições de descobrir qual tipo de deficiência a pessoa tem. Nem todos são bem atendidos nas escolas, mercados e na área pública, principalmente. As escolas não são adequadas para cadeirantes”, falou o vereador.
Bezerra ressaltou que, apesar de já existir uma lei federal que garante os direitos dos deficientes, a cidade ainda não oferece assistência necessária para os portadores de alguma deficiência. Além disso, o vereador falou que não há profissionais especializados na cidade.
“Os municípios distantes são esquecidos, não atendem esse tipo de público, ficam a mercê. O município é carente de profissionais. Temos que ter um carinho maior com essas pessoas. O conselho vai funcionar como um conselho da Saúde, Educação”, complementou.