Fórum está marcado para os dias 26 e 27 de outubro, em Rio Branco. Nove estados devem debater políticas para a Amazônia Legal.
Com a presença de governadores de nove estados, a 16ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal vai discutir segurança, controle de fronteiras e narcotráfico e meio ambiente. O evento está marcado para os dias 26 e 27 de outubro em Rio Branco, capital acreana. Os governadores do Peru, Bolívia e o ministro do Meio Ambiente da Colômbia também foram convidados.
Entre os temas que devem ser debatidos estão estratégias para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável, comunicação e turismo. Além do Acre, os governadores do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins também entram no debate.
O evento é realizado antes da Conferência das Partes (COP-23), marcada para os dias 6 a 17 de novembro. Um dos focos do encontro em Rio Branco é a proposta para oficializar o Consórcio Amazônia Legal.
A oficialização resultaria em um acordo entre os nove estados possibilitando a implementação de políticas públicas para exploração e desenvolvimento sustentável da região.