Por meio de parceria, Senac forma 15 alunas no curso de Corte e Costura em comunidade rio-branquense

O Senac encerrou, no último dia 23, o curso de Corte e Costura com a formatura de 15 alunas. Para marcar a finalização, foi realizado um café da manhã na sede da Associação Cristã Alfa (Acalfa), na comunidade Jorge Lavocart II, que contou com a presença de representantes das duas instituições e, também, da vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.


A parceria do Senac com a Acalfa proporcionou, segundo os próprios alunos e dirigentes, um ambiente adequado às aulas, já que o Senac teria se responsabilizado pelos equipamentos, materiais necessários e orientadores educacionais e a Acalfa, pelo local e seleção dos alunos.


A presidente da Acalfa, Cacilda Barbosa Santiago, afirma que o acordo iniciou em 2016 e já mudou a vida de muitas pessoas. “Conseguimos transformar a vida de 45 mulheres de diversas comunidades”, explica.


De acordo com o diretor educacional do Senac, Abrão Maia, os cursos oferecidos pela instituição não têm distinção quando são realizados na unidade ou fora dela. “Todos os nossos alunos recebem os mesmos materiais e certificação iguais. Isso quer dizer que o aluno pode estudar tranquilamente em um curso na sua comunidade, porque a qualidade da formação é a mesma do aluno em sala de aula de alguma das nossas unidades”, reforçou.


Ainda segundo Maia, parcerias assim são excelentes para todos os envolvidos. “Há muitas pessoas que não têm condição financeira ou a possibilidade de descolamento até as nossas unidades. Ficamos muito felizes em ultrapassar os limites físicos da instituição e levar os cursos até as comunidades e acreditamos que essa aproximação facilita o acesso e o desenvolvimento das pessoas que precisam de uma oportunidade de qualificação profissional”, esclareceu.


“Quando iniciei o curso, não sabia pregar um botão”


Uma das novas costureiras, Maria Sanda da Silva Quadros, afirmou ter descoberto na costura uma forma de economizar. “Quando iniciei o curso, não sabia pregar um botão. Ao final, eu já estava produzindo roupas para mim e meus filhos”, disse.


Para a orientadora do curso de Corte e Costura, Lucineide Alves de Oliveira, há um crescimento das alunas, principalmente na qualidade de vida. “Muitas não tinham uma fonte de renda e, a partir desse aprendizado, a realidade delas pode mudar completamente”.


Para acompanhar as informações da instituição e saber mais sobre os cursos, acesse o site: www.ac.senac.br ou no facebook: https://www.facebook.com/SenacAcre



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias