Dois suspeitos foram mortos em um dos assaltos. Dinheiro dos coletivos e pertences de passageiros e rodoviários foram roubadas.
Ao todo, nove ônibus do transporte coletivo foram assaltados na noite dessa segunda-feira (4), na Zona Norte de Manaus. Sete deles estavam parados na estação final no conjunto João Paulo. Já os outros dois trafegavam próximo a um shopping, na Avenida Arquiteto José Henrique. A Polícia busca os envolvidos nos assaltos. Dois suspeitos foram mortos em um dos assaltos. Dinheiro dos coletivos e pertences de passageiros e rodoviários foram roubadas.
O assalto na estação ocorreu por volta das 21h. De acordo com os funcionários, três homens desceram de um veículo modelo Logan de cor prata e anunciaram o assalto. Um quarto comparsa ficou dentro do carro.
O grupo portava revólveres calibre 38 e ameaçou os funcionários. “Três estavam fazendo o ‘baculejo’ [revista ou inspeção pessoal] e um ficou no carro. Eles não chegaram a nos agredir, só pediram a renda dos veículos e que ninguém se mexesse”, disse o motorista Roberval de Lima, de 55 anos.
Além da renda dos sete coletivos, que ainda não foi divulgada, o bando levou dinheiro e celulares dos cerca de 14 funcionários que estavam no ponto final.
“Ele [o bandido] disse: ‘passa tudo ai e nada acontece, não olha pra nós’. Mas faz dez dias que levaram meu celular. Aí eu disse ‘meu amigo eu não tenho mais nada’. E ele falou ‘não sou seu amigo'”, informou o motorista Andrezinho Pereira, 45 anos.
Após recolher a renda e os pertences, o grupo voltou para o veículo e fugiu. Eles ainda não foram identificados e nem presos.
“Nós somos trabalhadores que saem de casa para dar sustento para família e não sabemos se vamos voltar. A gente chega na estação pra descansar uma hora e somos abordados por cinco, seis marginais”, lamentou o motorista Roberval.
Os casos foram registrados no 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP). “Aconteceu esta quantidade de assalto em 9 coleitvos. Impressiona a quantidade. Estamos fazendo os B.Os e vamos iniciar as investigações”, disse o delegado Guilherme Antoniazzy.
Outros ônibus roubados
Além dos 7 ônibus que tiveram a renda roubada dentro da estação, outros dois coletivos também foram assaltados.
O primeiro assalto, foi em um coletivo da linha 560. O crime ocorreu na avenida arquiteto José Henrique, por volta das 20h. Três homens armados com um revólver caseiro e fações entraram no coletivo e anunciaram o assalto.
“Eles entraram no ônibus perto do shopping e mandaram o motorista desviar a rota. Passamos perto do parqueamento do Detran. No momento em que passamos, tinham acabado de matar um rapaz e tinha muita polícia. Ai os assaltantes do nosso ônibus se assustaram com a quantidade de policiais e fugiram correndo”, disse uma mulher de 43 anos que pediu para não ter o nome divulgado.
Dos passageiros, o trio levou dinheiro, relógios e celulares. Além da renda do ônibus.
O outro assalto a ônibus, da empresa Eucatur, a dupla foi morta por um homem desconhecido.
Os dois homens foram executados no loteamento Piorini, bairro Terra Nova, na Zona Norte de Manaus. O crime ocorreu por volta das 20h20 desta segunda-feira (4).
Segundo a Polícia, a dupla estaria praticando arrastões nas proximidades de um shopping a pedestres e em coletivos, quando foi abordada por um jovem desconhecido.