Onça que foi atropelada passou por cirurgia e segue em observação: ‘situação é delicada’, diz bióloga

Animal passou por cirurgia nesta sexta (22) e recebe cuidados no Cetas. Resgate ocorreu na segunda-feira (18).

A onça-parda, da espécie Puma Concolor, resgatada em uma ação conjunta do Batalhão Ambiental (BPA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), após ser atropelada na segunda-feira (18), passou por cirurgia nesta sexta (22). A informação foi confirmada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).


A bióloga responsável pelo centro, Elaine Cristina, informou que o animal ainda está na fase de pós-operatório, período em que deve ser avaliada a resposta dele à cirurgia.


“Não tenho como adiantar muita coisa, mas ela está sob os cuidados do veterinário e ele é que pode avaliar. Nesse primeiro momento, estamos reunindo esforços para tratar e recuperar o animal. Tudo está sendo avaliado, pois, na realidade, a cirurgia realizada foi para tratar várias fraturas, na perna, na bacia, por isso, a situação é delicada”, diz.


“O animal está sob a nossa responsabilidade no Cetas, porém, qualquer pessoa que se aproxime desse animal, ele estranha, porque não está acostumado com contato humano. Quem está se aproximando mais dele é o tratador, que o alimenta, e o veterinário, que está fazendo a avaliação de como está se comportando em 24h, 48h e como o corpo vai reagir após a cirurgia”, explica Elaine.


O momento, segundo a bióloga, é de observação e aplicação dos medicamentos para ajudar na recuperação da onça.


“A gente também está com essa expectativa de saber como é que serão os próximos dias dela, como será a recuperação e se ela vai conseguir se alimentar direito. Estamos fazendo o possível para recuperar e tentar salvar a vida desse animal, que ainda corre risco, já que a cirurgia foi delicada”, disse a bióloga.


 

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias