Ícone do site Ecos da Noticia

Nem tudo são flores – entenda o que é depressão.

Texto de: Natacha Cavalcante.


Vocês sabiam que umas da primeiras matérias lançadas na minha coluna foi sobre o Setembro Amarelo? mas hoje vamos falar de forma diferente.


Não vamos abordar informações estatísticas, pois acreditem, elas são enormes.
Vamos falar sobre o que uma pessoa com depressão tem que enfrentar todos os dias. O mundo já é tão cruel, imagina pra quem sofre com isso.
Como diz uma linda música “Cada um sabe a dor e a alegria que traz no coração”. Enquanto o mundo não se conscientizar, respeitar e aceitar TODOS como iguais, a tendência é piorar.


E você aí? Que tem preconceito com quem tem depressão, com quem é homossexual, com quem está acima do peso, com quem é mãe solteira com filho pra criar. Você não é nada, no fim, todos morremos.
Então aceita que o mundo é bem mais que o seu quintal.
Longe de mim falar da sua crença, mas se você tem amor pelo que pensa, mantenha o respeito!


* Agora após o textão, vamos voltar ao assunto porque eu fugi dele de forma necessária (algumas pessoas precisam ouvir/ler umas verdades). *


O que é depressão?


A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.


Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.


 


Pra entender melhor, eu separei relatos de algumas pessoas que sofrem com isso:



“Quão difícil é, primeiramente, assumir que você está doente, daí buscar ajuda e consegui-la com pessoas que levam a depressão a sério. – Sarah Le Blanc.”


“são as pessoas que se afastaram por não conseguirem compreender ou pelo medo da depressão, e os estigmas que ela traz. – MusicvstheWorld.”


“Pedir ajuda e depois não saber como aceitá-la. – Hannah Stein.”


Como ajudar uma pessoa com depressão?


Se você não sabe por onde começar, as orientações a seguir ser úteis para saber como ajudar alguém com depressão. Encoraje a pessoa a falar sobre os seus sentimentos e esteja disposto a ouvir sem julgar.


Você pode precisar de expressar a sua preocupação e disposição para ouvir a pessoa mais que uma vez. Não espere que uma única conversa seja o fim de tudo.
Pode iniciar a conversa com algo do tipo: “Queria saber se está tudo bem contigo, ultimamente pareces estar muito em baixo.”
Algumas orientações para falar e ajudar uma pessoa a sair da depressão:


1. Aproxime-se da pessoa de forma a apoiar e manifestar a sua preocupação com o seu bem-estar.
2. Tente transmitir uma sensação de compreensão. Em vez de dizer “Por que você não pode simplesmente sair da cama?” diga por exemplo “Você parece ter dificuldade para sair da cama de manhã. O que posso fazer para ajudá-lo neste aspecto? “
3. Mostre preocupação.
* Estas palavras podem significar muito parar uma pessoa que se esteja a sentir em baixo: “Você é importante para mim. “ “Diga-me o que posso fazer para ajudá-lo.” “Nós vamos encontrar uma maneira de se sentir melhor. “Um abraço também ajuda.
4. Esteja lá.
* A melhor coisa que você pode fazer para ajudar alguém com depressão é estar com a pessoa, dar apoio ou fazer algo em conjunto como passear, fazer compras, ir ao cinema.
5. Não julgue ou critique. Evite dizer :
* Está tudo na sua cabeça.
* Todos nós passamos por momentos como este.
* Eu não posso fazer nada sobre a sua situação.
6. Ofereça o seu apoio e ouça as preocupações da pessoa
7. Aceite que a depressão é uma questão complexa, que geralmente não é resolvida num par de semanas. Recuperar da depressão leva o seu tempo.
8. Faça entender que a depressão é comum e tratável. Não é um sinal de fraqueza pessoal.



Ame, viva, chore mas nunca desista! por mais dificil que seja, por mais coisas ruins que você tenha passado, por mais que você não consiga enxegar, sempre haverá um motivo pra vencer, se você chegou até aqui, você é forte, você merece. Viver vale a pena!


 


E se ainda ficou dificil de entender, olhar o que o Canal Gordelícia tem a passar:


Setembro Amarelo: Precisamos Falar Sobre Suicídio


Sair da versão mobile