Internauta denuncia falta de seringas e insulina em postos de saúde de Rio Branco; Semsa nega

Pelo aplicativo ‘Tô na Rede’, usuário afirmou falta de itens nas unidades básicas. Secretaria Municipal garante que estoques possuem produtos e explica procedimento para aquisição.

G1


Um internauta de Rio Branco denunciou por meio do aplicativo “Tô na Rede” que os postos de saúde da capital estariam sem seringas para aplicar insulina nos pacientes.


Além disso, o denunciante, que se identificou apenas como Kleber, afirmou que na unidade básica do bairro Vila Ivonete não teria insulina e que os funcionários do local não sabiam informar quando novas doses chegariam.


G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que informou, por meio da assessoria, que não faltam seringas e nem insulinas na rede do município. O órgão informou que para ter acesso aos produtos, os pacientes precisam realizar um cadastro e devem estar com o cartão do SUS e documento oficial.


De acordo com a Semsa, a maioria das pessoas que buscam seringas e insulinas não aceitam esperar o tempo que o procedimento cadastral leva e desistem de levar os itens. O órgão explicou que a etapa é necessária para garantir o controle de distribuição, já que muitas pessoas buscam o medicamento com receitas vencidas.


A pasta explicou ainda que seringas não são distribuídas nos postos de saúde, mas sim nas unidades de Referência de Atenção Primária (Urap’s) e Barral Y Barral. Já as insulinas podem ser adquiridas nos centros de saúde de Rio Branco, Barral Y Barral e Urap’s.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias