Ícone do site Ecos da Noticia

Em Cruzeiro do Sul, Prefeitura reaproveita pneus para fazer rotatórias sustentáveis

Foram construídas 10 rotatórias e mais 10 devem ser implantadas. Motoristas aprovaram a ideia.

As novas rotatórias construídas nas principais avenidas de Cruzeiro do Sul estão chamando a atenção. A prefeitura da cidade está reaproveitando pneus para usá-los na prevenção de acidentes e na fluidez do trânsito da cidade.


As cores padrão do trânsito foram colocadas nas rotatórias construídas a partir de pneus reaproveitados. Os pneus são amarrados uns aos outros e dentro deles foram colocadas plantas com a intenção de sensibilizar os condutores a evitarem a destruição.


José Alves, subsecretário de transporte do município, disse que as rotatórias sustentáveis dão um aspecto melhor à cidade e ainda gera economia ao município, além de dar mais segurança ao trânsito.


“É muito barato em comparação você fazer uma rotatória tradicional de concreto, que muitas vezes as pessoas não respeitavam e acabam passando por cima”, diz.


Dez rotatórias sustentáveis já foram construídas e revitalizadas em Cruzeiro do Sul. Mais 10 estão programadas para serem implantadas nos próximos meses. Ainda segundo José Alves, desde a implantação da primeira rotatória, já foram retirados mais de 800 pneus descartados em locais inapropriados.


Para os motoristas, a ideia é boa e deve impactar positivamente no trânsito da cidade. “Achei muito interessante, muito bonito. Antigamente era cimento, agora estão revitalizando e colocaram pneu e plantinhas para melhorar a aparência de Cruzeiro do Sul”, diz o taxista Norto Souza.


O professor Francisco Braga diz ainda que os motoristas devem ficar mais cautelosos com a medida. “Os condutores de veículo não viam as partes de tijolo e passavam por cima, agora as plantas previnem para deixá-las em pé e ficar bonita a nossa cidade”, enfatiza.


Sair da versão mobile