Detran não tem prazo estabelecido para implantar CNH digital no Acre

Até fevereiro do próximo ano, todos os Detrans devem ter sistema disponível. No Acre, órgão diz que está aguardando aval do Denatran.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) informou, nesta segunda-feira (11), que ainda não tem previsão para implantar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no dia 16 d agostouma resolução que muda o cronograma da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), documento que será emitido por meio de aplicativo no celular com o mesmo valor jurídico da carteira impressa.


No Acre, o órgão diz que ainda aguarda um aval do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que deve implantar um piloto no estado de Goiás para que seja passado o procedimento para outros estados.


“Vão implantar esse piloto e vão passar para os outros estados o procedimento. O prazo é até fevereiro do ano que vem, mas, disseram que até final de setembro estaria tudo ‘ok’ pra coletar e passar para os outros estados”, explica Gilcyanne Gomes, coordenadora de Habilitação e Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).


O texto da portaria deixa claro que até fevereiro de 2018 todos os órgãos estaduais devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a carteira virtual para quem tiver interesse.


Porém, no Acre, não há calendário definido e nem é possível saber se haverá cobrança de taxa. “Está tudo muito vago. Noticiaram isso na mídia e foi uma coisa que explodiu, porque é uma tecnologia e as pessoas vão querer. Mas, a gente está esperando um posicionamento melhor. A portaria saiu, mas estamos esperando o procedimento para saber como pode ser feito”, finaliza Gilcyanne.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias