Até fevereiro do próximo ano, todos os Detrans devem ter sistema disponível. No Acre, órgão diz que está aguardando aval do Denatran.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) informou, nesta segunda-feira (11), que ainda não tem previsão para implantar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no dia 16 d agostouma resolução que muda o cronograma da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), documento que será emitido por meio de aplicativo no celular com o mesmo valor jurídico da carteira impressa.
No Acre, o órgão diz que ainda aguarda um aval do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que deve implantar um piloto no estado de Goiás para que seja passado o procedimento para outros estados.
“Vão implantar esse piloto e vão passar para os outros estados o procedimento. O prazo é até fevereiro do ano que vem, mas, disseram que até final de setembro estaria tudo ‘ok’ pra coletar e passar para os outros estados”, explica Gilcyanne Gomes, coordenadora de Habilitação e Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
O texto da portaria deixa claro que até fevereiro de 2018 todos os órgãos estaduais devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a carteira virtual para quem tiver interesse.
Porém, no Acre, não há calendário definido e nem é possível saber se haverá cobrança de taxa. “Está tudo muito vago. Noticiaram isso na mídia e foi uma coisa que explodiu, porque é uma tecnologia e as pessoas vão querer. Mas, a gente está esperando um posicionamento melhor. A portaria saiu, mas estamos esperando o procedimento para saber como pode ser feito”, finaliza Gilcyanne.