Ícone do site Ecos da Noticia

Cerca de 70 famílias pedem recuperação de ramal tomado pela lama no interior do Acre

Secretaria de Obras diz que há um cronograma para recuperação da estrada. Famílias quase ficam ilhadas em comunidade.

Cerca de 70 famílias reivindicam a recuperação do conhecido Ramal dos Bombeiros, que liga a Estrado do Canela Fina a BR-307 em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Os moradores alegam dificuldade para sair e entrar na comunidade porque a estrada está tomada pela lama.


O ramal tem uma extensão de cerca de dois quilômetros com trecho ruim que dificulta a vida dos moradores. O microempresário Antônio Albino diz que está tendo prejuízo.


“Tenho um pequeno comércio que atende as pessoas da comunidade e as que visitam os banhos nos finais de semana. Se o ramal não for recuperado, meus clientes não tem como chegar até aqui. Tenho dois empregados que pago com a renda que faço. Se não tiver os clientes, não terei como arcar com minhas despesas e posso ter prejuízo”, explica.


O agricultor Edmundo Barbosa, de 67 anos, teme que a população sofra durante o período invernoso.


“Aqui quando chove fica muito difícil para os alunos irem para a escola. Nos finais de semana complica para nossos parentes virem nos visitar. A chuva causa um grande transtorno. A prefeitura prometeu que ia arrumar desde a eleição do ano passado e até agora não fez nada. O verão está acabando, se não vierem será outro inverno de sofrimento para quem reside aqui”, reclama.


Procurado pelo G1, o Secretário de Obras da cidade, Joel Queiroz diz que ramal será recuperado, mas não precisou data.


“Fizemos um cronograma de recuperação de ramais e estamos seguindo. Acredito que nas próximas semanas chegaremos lá. Garanto que vamos recuperar aquele ramal. Só não posso definir em quantos dias isso vai acontecer”, diz.


Além dos moradores da comunidade, muita gente da cidade visita dezenas de sítios que são cortados pelas águas do igarapé Canela Fina e ficam ao longo do ramal.


Sair da versão mobile