PM estima de mil pessoas tenha participado do evento. Foram 9 km de percurso na manhã deste domingo (24).
Com concentração na Ponte da União, a Cavalgada, que marca os 113 anos de Cruzeiro do Sul, percorreu cerca de 12 quilômetros até o Rancho Vó Isaura, na AC-405. A Polícia Militar estima que mil pessoas tenham participado do evento.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) esteve no local para fiscalizar a participação dos cavalos no evento.
Ao todo, 44 animais estava aptos a participar. Para que estejam dentro da lei, o dono do animal teria que ter cadastro no Idaf, exame de anemia, febre equina e atestado de vacina contra a gripe para que ele possa tirar a Guia de Transporte Animal (GTA).
“A tendência é que o evento se consolide cada vez mais, mas sempre obedecendo a legislação em vigor”, disse o médico veterinário do Idaf, Luiz Leite.
Dono de um dos cavalos, Renegue Correia, informou disse que a fiscalização é primordial. “É de fundamental importância. Para nós que somos criadores, estamos sempre fazendo os exames nos animais e são coisas que a população precisa se adequar”, destaca.
A PM também não permitiu o transporte de passageiros nas carrocerias dos veículos, o que acarretou em muitas pessoas percorrendo o trajeto a pé. “Vim de carro, mas os policiais embaçaram e a gente veio a pé. Tá top, tudo bom. Único problema que não pode ir na carroceria”, disse.
Para Jorge Luiz, o fato de ir a pé não o desanimou. “Vamos na pernada, o que importa é a festa. Vamos todo mundo se divertindo sem confusão”, completou.