posto village ezgif.com gif to avif converter

Alunos saem da sala de aula e estudam comportamento de primatas em parque de Rio Branco

Aula de biologia foi feita no Parque Chico Mendes nesta quarta-feira (6). Ideia era estudar o comportamento dos primatas típicos.

Um espaço que reúne riquezas da fauna e da flora amazônica. Assim é o Parque Ambiental Chico Mendes e nesta quarta-feira (6) o espaço não serviu apenas para o lazer, como comumente é usado.


Os alunos de biologia deixaram a sala de aula e foram avaliar, conhecer e estudar melhor o comportamento dos primatas típicos da nossa região.


“Para os alunos poderem ter uma noção do real, como é que seria uma pesquisa de comportamento animal. Então, como é difícil a gente fazer isso na natureza a gente trouxe aqui no parque Chico Mendes para eles poderem analisar e aprender um pouco dos métodos e ver os animais nos recintos”, explicou o professor de biologia, Armando Muniz.


Jardesson Kennedy está no primeiro período do curso e encarou a oportunidade como uma grande chance de adquirir novos conhecimentos na área. O que ele não esperava é que, além de observar os primatas, ele também seria observado.


“Eles ficam no processo de display, ele está nos observando. São meio quietos e ficam pensando: ‘o que esse pessoal tá fazendo aí?’, acredita.


Dhâmyla Bruna mostrou que entendeu muito bem a proposta da aula prática. Com poucos minutos de observação, já identificou muitas atitudes interessantes dos primatas.


“Percebi que um dos macacos cava, acha o alimento, vai na grade e ele limpa primeiro na grade e depois come. Outro a gente observou também que achou um inseto, foi na água primeiro, limpou para depois comer. Isso a gente só aprende na aula prática”, disse.


E é esse despertar a principal proposta de aulas ao ar livre. O professor diz que a proposta da atividade é também estimular a curiosidade científica dos alunos. “Independente do que eles vão seguir na vida, que eles tenham a curiosidade de saber o que é que está por trás do comportamento dos animais”, enfatiza.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias