Acre recebe 157,3 mil doses de vacina para imunizar crianças e adolescentes; ‘Dia D’ é neste sábado (16)

Trabalho começou na segunda-feira (11) e vai até o dia 22 deste mês. Crianças e adolescentes menores de 15 anos compõem o público-alvo.

Para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde (MS) enviou 157,3 mil doses de vacina ao Acre. Dessas, 87 mil são quantidades extras destinadas para a campanha de Multivacinação 2017, que no estado começou na última segunda-feira (11) e oferece quase 20 tipos de imunizações.


A coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, explica que o trabalho vai até o dia 22 deste mês em todas as cidades. O ‘Dia D’ da campanha é neste sábado (16). A coordenadora do PNI, Dora Holanda, disse ao G1 que a iniciativa é focada em atualizar toda a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos com esquema incompleto.


“O objetivo é resgatar as crianças e adolescentes não vacinados ao identificar os que estão com o esquema incompleto. Nós ficamos preocupados porque pessoas de países com surto [de alguma doença] podem entrar no Brasil e, se nossas crianças não estiverem vacinadas, doenças que já foram erradicadas acabam sendo reintroduzidas”, reforçou Holanda.


Ela ressaltou ainda que é de extrema importância que os pais levem as crianças e adolescentes que se encaixam no público-alvo aos locais de vacinação. “Queremos sensibilizar os pais ou responsáveis para que, nesse período de campanha, crianças que não foram vacinadas de janeiro até agora sejam protegidas para evitar as doenças imunoprevisíveis”, acrescentou a coordenadora do PNI.


Vacinas

A coordenação do Programa Nacional de Imunização oferta para crianças os seguintes tipos de vacina: BCG, hepatite B, penta, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, hepatite A, varicela.


Já para adolescentes menores de 15 anos as doses de imunização disponíveis são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias