Socioeducandos e familiares participam de “Arraiá da paz”, promovido pelo ISE

O governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em cumprimento ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promoveu durante o mês de agosto o “Arraiá da Paz” nos Centros Socioeducativos do Acre.


A realização de atividades culturais, esportivas e de lazer estão elencadas no Art. 124 da lei 8.069/90. Também uma das diretrizes do sistema pedagógico do ISE é reaproximar os adolescentes cumpridores de medidas judiciais dos seus familiares.


“Para que a festa fosse realizada com sucesso em todas as unidades e envolvessem o maior número de adolescentes, foi fundamental o esforço de todos os servidores e colaboradores do ISE, em especial o esforço da equipe pedagógica”, destacou Rafael Almeida, diretor-presidente da autarquia.


A intenção é envolver o maior número possível de adolescentes nesse tipo de atividade e resgatar essa cultura que é bem peculiar entre os acreanos.


Os adolescentes participantes dessa atividade são aqueles que apresentam bom comportamento. Além das manifestações culturais promovidas pelo ISE, existem outros projetos sociais e culturais em andamento, como o Som da Liberdade e a Oficina de Artesanato.


O diretor da unidade Aquiry, Thiago Zayre, enfatiza que essa ação traz muitos benefícios aos jovens, e que além de reaproximar os socioeducandos dos seus familiares, promove a interatividade entre adolescentes de unidades diferentes. “Quero agradecer a equipe técnica, pedagógica, agentes socioeducadores, e especialmente, à equipe do Mocinha Magalhães, que disponibilizou algumas jovens para participar do arraial com os adolescentes da nossa unidade”  complementou Thiago.


Segundo a diretora pedagógica da Escola Darquinhos, Fabiana Brito, que coordena outros profissionais dos centros socioeducativos da capital, existe um alinhamento entre a Secretaria de estado de Educação e o ISE, tendo como objetivo a plena ressocialização dos adolescentes cumpridores de medidas judiciais.


“Ninguém faz nada sozinho, tudo nesta vida precisa de parceria e união. Para que essa festa junina ocorra é preciso que as meninas do centro socioeducativo Mocinha Magalhães aceitem o convite de vir dançar com os meninos das outras unidades, e isso vem acontecendo com sucesso. Também todos os diretores das unidades se unem neste momento”, pontuou Fabiana.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias