cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Rio Juruá atinge 41 centímetros e pode isolar cidades no interior do Acre, alerta ANA

Medição chegou a 41 cm e já se aproxima da menor marca registrada ano passado, quando a nível chegou a 32 cm no dia 20 de setembro.

Após cheia histórica causar prejuízos aos moradores da região do Vale do Juruá no período do inverno, a vazante do rio passa a ser uma preocupação em Porto Walter. Nesta quinta-feira (3), a medição chegou a 41 cm e já se aproxima da menor marca registrada no ano passado em 20 de setembro, quando o nível chegou a 32 cm.


Se o rio continuar neste processo de vazante pode comprometer abastecimento nas cidades de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no interior do estado. As duas cidades não são ligadas com o resto do estado por via terrestre e o transporte fluvial é o principal meio para quem precisa chegar ou sair delas.


Guarsone Melo, observador da Agência Nacional de Águas (ANA) em Porto Walter, diz que o nível atual de 41 cm está muito próximo da menor marca registrada em setembro de 2016.


“Isso me preocupa, pois ainda estamos há cerca de dois meses para o início das chuvas. Nossa cota máxima é de 11 metros e estamos apenas com 41 cm. Do jeito que está baixando, pode comprometer a principal via de acesso à nossa cidade”, explica.


Atualmente embarcações que fazem o transporte de passageiros já enfrentam dificuldade para navegar no Juruá. Viagens feitas anteriormente em 3 h passaram a ser concluídas em 8 horas. Outra preocupação é o abastecimento do comércio.


Produtos como o combustível estão sendo transportados em pequenas embarcações que ainda conseguem navegar com dificuldade e demorando quase três dias para fazer o trajeto, que no inverno é feito em 16 h.


Empresário do ramo de combustíveis Francisco Otoniel está preocupado com a situação. “Por enquanto estamos com estoque que garante o abastecimento. Nossa preocupação é que o nível do rio já está muito baixo. No inverno a gente transporta o combustível em embarcações com até 20 mil litros e gastávamos 16 horas de viagem. No nível que o Juruá está transportamos no máximo 7 ou 8 mil litros e a viagem dura em torno de 48 h a 50 h. É rezar para que o nível do rio não baixe tão bruscamente como tem baixado nos últimos dias”, torce.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias