Quase 500 beneficiários do INSS têm até dezembro para fazer cadastro único em Cruzeiro do Sul

O cadastro deve ser feito na Secretaria de Assistência Social, que designou dois servidores que fazem o cadastro em domicílio. Ideia é facilitar processo, diz coordenadora.


Em Cruzeiro do Sul, 457 beneficiários do INSS precisam fazer o cadastro único de Assistência Social até o fim deste ano. A medida atende um decreto que regulamentou todos os benefícios de prestação continuada (BPC) e evita o bloqueamento.


O cadastro deve ser feito na Secretaria de Assistência Social, que designou dois servidores para fazer o cadastramento nas casas. Sandra Soriano, coordenadora do Cadastro Único na cidade, diz que intenção é facilitar o acesso ao cadastramento, mas ressalta que muitas pessoas estão se negando a receber os cadastradores.


“São pessoas idosas ou portadoras de alguma deficiência que têm dificuldade de locomoção. Nossa intenção é facilitar a vida. É importante que o público-alvo receba bem os cadastradores. Algumas famílias estão se recusando a receber os cadastradores, principalmente por dúvida ou medo de serem alvo de falsários”, explica.


A aposentada Raimunda Ribeiro, de 70 anos, confirma que teria medo, caso não conhecesse a servidora que a atendeu em casa.


“Se fosse um desconhecido, eu teria desconfiado. Essa ideia de vir à casa da gente para fazer o cadastro foi muito boa. Facilitou para pessoas como eu, que tem dificuldade de sair de casa. Passei todas as informações que ela me solicitou”, disse.


Cristina Silva, uma das servidoras escolhidas para ir às casas, disse que a maior dificuldade tem sido a recusa das pessoas. “Mesmo a gente se apresentando uniformizada, as pessoas desconfiam. Principalmente quando a gente pede a documentação. Elas pensam que é questão empréstimo. Alguns não aceitam e procuram a secretaria confirmar se está havendo este cadastro”, conta.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias