Ícone do site Ecos da Noticia

Quadriciclos, motos e carros estão proibidos durante a Cavalgada em Cruzeiro do Sul

Serão apenas duas comitivas e um carro de som durante o percurso. Idaf e organização assinaram TAC nesta quarta-feira (30).


Após o impasse entre o Instituto de Defesa Agropecuária (Idaf) e a organização da Cavalgada em Cruzeiro do Sul, a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) garantiu a realização do evento, que está marcado para o encerramento da Expojuruá. A feira de agronegócio inicia nesta quinta-feira (31) e segue até domingo (3).


O Idaf havia demonstrado preocupação com a participação de cavalos devido à falta de apresentação de alguns exames. Porém, ficou decidido que os donos dos animais devem apresentar, quando solicitado, a Guia de Transporte Animal (GTA), que será emitida pelo Idaf mediante o cumprimento de exigências do órgão fiscalizador.


“O dono do animal tem que apresentar os exames negativos de anemia infecciosa equina e atestado de vacinação contra a gripe equina na unidade do Idaf, que estará montada na concentração para a emissão do GTA. Iremos cobrar esse documento na chegada dos animais no rancho”, explicou o médico veterinário do instituto, Luiz Leite.


O organizador da Cavalgada, José Epaminondas, disse ainda que os impasses foram superados e que está tudo certo para o evento. Este ano, não serão permitidos carros, quadriciclos e motos durante o percurso.


“Iniciaremos a concentração às 8h e esperamos que transcorra tudo bem. Infelizmente, a Cavalgada será um pouco diferente da do ano passado. Teremos só animais, duas comitivas e um carro de som”, contou.


A Cavalgada vai sair da Ponte da União e segue até o rancho Vó Isaura, que fica na Rodovia AC-405, estrada do aeroporto da cidade. São quase 11 km de percurso. Os cavalos precisam estar com os exames em dia e portar a GTA. No evento não será permitido quadriciclos, motos e carros.


 


Sair da versão mobile