Consumidores reclamam da falta de informações, segundo o órgão. Propaganda enganosa e venda casada também são alvos de operação que segue até esta sexta (18).
Após receber reclamações de clientes sobre a venda de franquia de bagagens, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) decidiu fiscalizar todas as agências de viagens de Rio Branco que fazem a venda de passagem e cobrança por despacho de bagagem em avião. A operação ocorre até esta sexta-feira (18).
Ao G1, a chefe da Divisão de Fiscalização do Procon-AC, Francisca Brito, disse que os usuários reclamam da falta de informação nas agências em relação a essa cobrança na hora em que compram a passagem.
“Já recebemos reclamações de consumidores que achavam que a cobrança do despacho da bagagem já estava incluído no pacote e na hora de despachar a mala a empresa aérea disse que não estava incluído. Então, esse tipo de situação não pode acontecer, falta uma segurança maior para o consumidor”, explica.
Além da fiscalização focar na resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite que as companhias aéreas cobrem pelo despacho de bagagem dos passageiros, os casos de propaganda enganosa e venda casada também são alvo da ação.
“Se o consumidor se sentir lesado pode nos procurar. As empresas que praticarem a propaganda enganosa vão responder conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor”, finaliza.