Ícone do site Ecos da Noticia

Preço do Mandi varia de 10 a 12 reais no mercado de Sena Madureira

Caso o consumidor queira levar pra casa o peixe tratado, irá pagar 12 reais pelo quilo



Os consumidores de Sena Madureira que estiveram na manhã desta terça-feira, 29, na Feira Livre dos Colonos, puderam encontrar mais uma vez uma das espécies de peixes mais procuradas da região – o Mandi. Por conta da baixa quantidade, o quilo está sendo custando entre 10 e 12 reais.



Caso o consumidor queira levar pra casa o peixe tratado, irá pagar 12 reais pelo quilo. O Mandi não tratado está sendo vendido a 10 reais. “Neste ano, o quilo já chegou a custar 7 reais, mas nesses últimos dias e, especialmente hoje, não temos Mandi em grande quantidade, por isso, o preço varia de 10 a 12 reais”, comentou o vendedor Francisco dos Anjos.


 


De acordo com informações, uma piracema de Mandi foi encontrada na altura do seringal São Jorge, rio Purus, localizado a mais de um dia de barco do porto de Sena Madureira. Pescadores foram deslocados pra lá e a expectativa é de que nesta semana retornem com uma carga do pescado.


 


A dona de casa Maria Freire Lopes, residente no Bairro do Bosque, esteve hoje cedo no mercado local e adquiriu o Mandi. “Lá em casa todo mundo gosta de Mandi. A gente aproveita essa época do ano pra degustar essa espécie que vem se tornando um pouco escassa em nossa região”, comentou.


 


“Nos anos 90 se estragava peixe em Sena Madureira”, diz pescador


A realidade atual nos rios de Sena Madureira contrasta com o que foi vivenciado nos anos 90. Naquela época, a fartura predominava em nossa região. “Eu lembro bem que tinha tanto Mandi que às vezes se estragava. A gente fazia era doar peixes para a população mais carente. Com o passar dos anos, não estamos tendo tanto fartura assim”, comentou o pescador Eduardo Rufino.


Mesmo com a quantidade reduzida, todos os dias a procura é grande pelo pescado no mercado de Sena Madureira.



Sair da versão mobile