Secretaria de Turismo elabora plano de turismo na Serra do Divisor e Croa. Ideia é fomentar o turismo na região.
O Secretaria de Turismo e Lazer (Setul-AC) se reúne com políticos para debater o desenvolvimento e o potencial turístico da região do Vale do Jurá. O 1° Fórum Regional de Turismo ocorre nesta segunda (14) e terça-feira (15) no Aeroporto de Cruzeiro do Sul e é uma parceria entre o governo do estado e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A secretária de Turismo, Rachel Moreira, destacou durante a abertura do encontro que o investimento no turismo vai refletir diretamente na economia da cidade.
“O turismo é geração de emprego e renda. A região do Juruá tem 24 festivais indígenas, estamos desenvolvendo um projeto para a elaboração do plano de turismo na Serra do Divisor em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade [ICMBio], fizemos o plano de turismo do Croa”, diz.
O gerente do Sebrae na cidade, Manoel Orleilson, completou que a região tem um grande potencial turístico e que a instituição discute maneiras de destacá-lo há muito tempo. “Junto com o setor público e empresarial, elaboramos um projeto de turismo que está sendo executado este ano”, explica.
A primeira etapa desse projeto, é a realização do fórum para discutir qual o papel do poder público e iniciativa privada nas ações. “Queremos apoiar as prefeituras para que o turismo aconteça de forma organizada e inteligente, utilizando as mídias sociais e as tecnologias para alavancar o turismo na regional”, pontua.
A medida deve beneficiar, inclusive, outros setores da cidade. Cristiano Falcão, dono de uma agência de viagens, diz o encontro é um marco na região e acredita na geração de empregos.
“A gente sempre fala no potencial turístico da região. Está na hora de transformar este potencial em geração de emprego e renda para quem vive aqui. Como empresário, quero aumentar o número de funcionários, abrir outros tipos de franquias e trabalhar com outros tipos de turismo”, diz.
Na terça-feira (15), participantes do fórum farão a visitação de alguns pontos turísticos da região e participam do encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, que também faz parte do calendário turístico da cidade e anualmente atrai centenas de visitantes.