Ícone do site Ecos da Noticia

Pediatra alerta sobre doenças respiratórias causadas pelas queimadas e dá dicas de prevenção

Além de maltratar o meio ambiente, quem sofre mais ainda com as queimadas são as crianças e idosos

O período de estiagem no Estado do Acre é o que mais afeta a saúde da população por conta das queimadas que produzem uma grande nuvem de fumaça no ar em que respiramos. Infelizmente, apesar das campanhas de prevenção e conscientização, esse ato criminoso continua sendo praticado por muitos.


Além de maltratar o meio ambiente, quem sofre mais ainda com as queimadas são as crianças e idosos, que inevitavelmente respiram o ar de fumaça e adquirem as doenças respiratórias.



O Portal Contilnet conversou com a pediatra Teresa Cristina Maia, sobre as doenças mais comuns durante a estiagem e quais os cuidados que os pais precisam ter com as crianças nesse período.


Confira os principais trechos da entrevista:


ContilNet: Doutora, as doenças respiratórias em crianças continuam sendo as mais comuns nesse período de estiagem? Por quê?


Dr. Teresa: As doenças respiratórias são muito comuns nesta época do ano, pois com a estiagem o ar fica mais seco, expondo o aparelho respiratório ao ataque dos vírus e bactérias também.


ContilNet: Quais são os sintomas que as crianças apresentam nessa época do ano?


Dr. Teresa: As crianças são as maiores vítimas e o que se percebe são a coriza, a tosse, um pouco de febre e cansaço para respirar.


ContilNet: Como prevenir essas doenças?


Dr. Teresa: A melhor prevenção vem com a boa qualidade de vida, ou seja, boa alimentação, muita hidratação, passeios ao ar livre além da vacinação. Manter a criança em ambiente adequado para desenvolvimento da imunidade.


ContilNet: Quais os principais cuidados que os pais precisam ter?


Dr. Teresa: Os pais precisam levar os filhos ao pediatra com frequência, para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, além de orientações quanto alimentação adequada e vacinação.


 


Sair da versão mobile