Para conscientizar estudantes contra queimadas, Bombeiros fazem reunião com diretores em Cruzeiro do Sul

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro incêndios em vegetações são contabilizados no município por dia; plano de 40 dias vai ser executado para combater queimadas em escolas.

Com uma média de quatro queimadas por dia em Cruzeiro do Sul, representantes do Corpo do Bombeiros e da Secretaria Estadual de Educação fizeram uma reunião com gestores de escolas para fazer um plano de ação com foco em conscientizar alunos.


A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (9). Ficou acordado que planos serão traçados nas instituições de ensino com o intuito de combater as queimadas.


O secretário adjunto de Educação do Estado, Evaldo Viana, disse que está sendo desenvolvida uma força-tarefa voltada para conscientizar e combater as queimadas. “Começando dentro das escolas é o que mais surge efeito. Então, essa é uma campanha que está sendo desenvolvida em oito municípios onde há um índice maior de queimadas registrado”, disse.


Viana explicou que no período de 30 dias os gestores, juntamente com coordenadores e professores, estarão realizando a criação de um plano para combater as queimadas dentro das escolas.


“Usando os estudantes como multiplicadores, porque sabemos que quando eles chegam em casa e conversam com a família sobre os riscos das queimadas isso é levado em consideração pelos familiares”, afirmou.


O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeir do Sul, capitão Rômulo Barros, disse que a ação é importante já que os alunos viram fiscalizadores dos pais. “É uma prova viva de que toda sociedade tem se mobilizado não apenas no combate, mas também na prevenção”, explicou.


Barros também falou da média de queimadas diárias da cidade de quatro incêndios que são combatidos pelo quartel. De acordo com ele, um número preocupante. “Temos só no mês de agosto 23 ocorrências atendidas e é uma média alta, então, estamos monitorando toda a situação e sempre realizando esse trabalho de combate e prevenção”, acrescentou.


Jair Souza é diretor de uma escola de ensino médio na cidade, para ele, o reforço a essa temática é importante. “Essa questão já é debatida dentro das escolas, agora vamos dar um reforço para nossos professores e alunos e trabalhar de forma que possam desenvolver o projeto com o intuito de ajudar o nosso meio ambiente”, finalizou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias