Ícone do site Ecos da Noticia

Para conclusão de curso, jovem cria xampu pet com extrato de Melão de São Caetano em Rio Branco

Luis Felipe criou xampu para o tratamento de sarnas caninas. Produto foi desenvolvimento durante trabalho de conclusão do curso de farmácia na Funtac.


O ex-aluno do curso de farmácia Luis Felipe Pereira, de 26 anos, criou um xampu para os pets feito de extrato de Melão de São Caetano, também conhecido como melão amargo, que deve ser usado no tratamento contra sarnas carninas. O produto é um protótipo desenvolvido durante o trabalho de conclusão de curso do jovem.


O xampu foi criado no Laboratório de Produtos Naturais (LPN) da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), em Rio Branco, conhecido por utilizar ativos da Amazônia na manipulação de óleos naturais, fitoterápicos e gastronômicos.


“Via as pessoas mais velhas usando xampu para tratamento de coceiras de crianças, fiz uma pesquisa e vi que a mormodica era eficaz no tratamento de sarnas carninas. O principal ativo dele é o extrato de Melão de São Caetano, que tem em quase toda vegetação. Em outros estados utilizam de outra forma, tem prato típico, mas aqui [Acre] é mais para o uso medicinal”, explicou.


Pereira disse que passou de três a quatro meses envolvido na pesquisa. Após conclusão dessa parte, o jovem conta que demorou cinco dias para preparar o extrato e apenas um dia para fazer o produto. Com a ideia, Pereira foi aprovado no curso com nota 8,5.


“Deixamos uma semana para saber se ia dar certo. Pessoas do laboratório que me ajudaram”, complementou.


Ainda segundo Pereira, o produto já passou por diversas análises, porém, para ser comercializado precisa ser submetido à análise cutânea. “Essa análise é para saber se não vai dar irritabilidade no ser humano quando manusear e também no cachorro, depois disso pode ser comercializado”, concluiu.


Sair da versão mobile