Ação quer detectar possíveis vendas de origem sem madeira para acobertar toras em pátios de serrarias. Operação Gênesis se estende até o dia 18 deste mês.
Com o objetivo de coibir o transporte ilegal de madeira e a movimentação irregular de madeira nas origens junto ao sistema de documentos de origem florestal (DOF), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis (Ibama) fazem uma operação em seis cidades do interior do Acre até sexta-feira (18).
A operação, denominada Gênesis [origem], fiscaliza as atividades de manejo florestal. Essas origens foram pré-selecionadas pela inteligência DOF do Imac e Ibama para detectar possíveis vendas de origem sem madeira para acobertar toras em pátios de serrarias.
As cidades fiscalizadas são Sena Madureira, Porto Acre, Acrelândia, Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano.
“Foram selecionadas algumas das espécies dentro das autorizadas pela licença do manejo e aí estamos aferindo se realmente essas espécies foram exploradas ou não e comparando com a movimentação do Sistema DOF das origens”, explica o agente de fiscalização do Imac, Quelyson Souza.
As ações irregulares detectadas durante a fiscalização devem passar por análises internas e posteriormente podem ser divulgadas.