Gabriel Forneck, diretor da RBTrans, garantiu que a Segurança Pública está dando apoio ao funcionamento do transporte coletivo e que os ônibus voltaram a transitar normalmente.
Após os ataques que ocorreram em Rio Branco, a frota de ônibus voltou a circular com reforço policial e com meia hora de atraso nesta segunda-feira (7). Os coletivos geralmente iniciam as viagens às 5h e começaram às 5h30, segundo o diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Gabriel Forneck.
Forneck garantiu que a Segurança Pública está dando apoio ao funcionamento do transporte coletivo e que os ônibus voltaram a transitar normalmente com 100% da frota nas ruas.
“Já estávamos planejados, independente dos atos que aconteceram, por conta da volta às aulas, ou seja, 100% da frota está funcionando. Apenas nesta segunda (6) ao invés de soltarmos os carros às 5h soltamos às 5h30 com apoio da Polícia Militar e da Civil com escoltas em algumas regiões que consideramos ainda perigosas. Mas, não vamos deixar de atender toda a população”, garantiu.
Sobre os ônibus que foram queimados, Forneck disse que ainda não e possível dizer quanto foi o prejuízo, mas falou que outros carros devem ser substituídos.
“Ainda temos que ver, o prejuízo é notório, infelizmente quem sofre mais é a população, porque depende do transporte coletivo. Vamos trabalhar junto com as empresas o mais rápido possível para tentarmos fazer essa substituição”, afirmou.
Circulação de coletivos no período da noite
Com relação à circulação dos ônibus no período da noite, horário em que ocorreu os incêndios neste fim de semana, o superintendente falou que os coletivos vão circular normalmente. “Não haverá alteração, é uma determinação do governador que as forças de segurança devem estar presente dando apoio. Vamos atender a população e manter os ônibus nas ruas”, disse.
Sobre a reivindicação dos motoristas em ter um apoio maior da polícia nos coletivos, o gestor acrescentou que a polícia já vem acompanhando os ônibus com viaturas. “Temos um trabalho em parceria com a Polícia Militar e trabalhamos em cima das estatísticas. Quando acontecem ocorrências decorrentes os batalhões têm nos dado apoio total. Queremos reforçar que os ônibus vão circular em todos os horários normalmente”, finalizou.