O prefeito Marcus Alexandre e o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo, acompanharam, na manhã deste sábado, 05, os detalhes finais da obra de adequação da rotatória na Avenida Ceará. Realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo, por meio do Detran, a adequação na rotatória da Avenida Ceará integra as ações do Programa de Readequação da Malha Viária de Rio Branco (REVI).
“A intervenção realizada na Avenida Ceará é necessária no ponto de acesso, por conta do grande fluxo de veículos”, lembra o prefeito Marcus Alexandre que garante “Seguiremos todo o verão fazendo pequenas alterações visando melhorar o trânsito e garantir mais segurança ao pedestre, ciclista e para o condutor de veículos”.
Neste sábado a equipe da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) finaliza a aplicação da massa asfáltica da obra, que entra em fase de finalização. No início da semana a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) fará a sinalização necessária para que a população possa fazer uso do novo mecanismo da rotatória que funcionará como um trevo permitindo a ampliação do espaço que passa a contar com uma terceira faixa para retorno ou ao condutor que se dirigirá à Uninorte.
Para Pedro Longo, diretor-geral do Detran/AC, a priorização de intervenção na localidade se dá pela concentração de veículos e segurança dos usuários. “O Estado, através do Detran, e o Munícipio, através da Prefeitura, estão preocupados em sempre estar oferecendo melhorias e segurança no trânsito e esta ação foi priorizada pelo prefeito Marcus Alexandre”, ressalta.
O acesso que liga a Avenida Ceará à Uninorte será sinalizado e ganha três pistas de circulação, sendo duas faixas e uma ciclofaixa. A continuação do acesso que interliga a Avenida Ceará à Via Verde ganha quatro pistas e uma ciclofaixa. Com as modificações, de acordo com Gabriel Forneck, diretor-superintendente de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) “se espera solucionar ou diminuir o conflito no trânsito presente na localidade”.
Ao liberar a rotatória para uso da população, uma equipe da RBTRANS estará presente no acesso, orientando os condutores e assim permitir o bom funcionamento e a trafegabilidade no local. A equipe trabalhará ao longo do dia e no período de entrada dos universitários.
A obra é a segunda grande intervenção de 2017 do Programa de Readequação da Malha Viária de Rio Branco (REVI). Previsto no Plano de Governo do Prefeito Marcus Alexandre, o programa promove intervenções em vias estruturantes e corredores de transporte coletivo, pequenas e médias intervenções de engenharia, sinalização viária, além de construção e adequação de rotatórias. O convênio entre Governo e Prefeitura vai permitir a execução de intervenções em 20 vias públicas e a instalação de mais de 1.000 placas de sinalização na cidade.