Ícone do site Ecos da Noticia

Mutirão de limpeza retira 9 toneladas de lixo de praias de Cruzeiro do Sul

Secretaria de Meio Ambienta prepara campanha para conscientizar banhistas que frequentam as praias.

Durante o período de estiagem praias surgem nos rios Juruá e Moá, em Cruzeiro do Sul, atraindo turistas e banhistas que aproveitam para se refrescar. O problema tem sido o lixo deixado pelos frequentadores.


Desde o início deste mês, mutirões de limpeza da prefeitura já retiraram das praias cerca de 9 toneladas de lixo.



Apenas no igarapé Preto já foram retirados quatro toneladas de lixo e entulho. A secretária de Meio Ambiente do município, Rosa Sampaio disse que o problema é antigo. “Nesse período quando as águas vão baixando a gente vê a quantidade de lixo, de paus e entulhos nas praias e no rio e isso atrapalha o acesso dos banhistas”, lamentou.


A praia do Moa, uma das mais frequentadas, passa por uma limpeza desde sexta-feira (11). “É uma das nossas preocupações por se tratar de uma praia muito frequentada e também foi feita uma melhoria no acesso à praia, para dar melhor condição ao banhista”, afirmou.


Rosa diz que um trabalho de conscientização está sendo feito. “A população é muito importante nesse trabalho para poder nos ajudar na limpeza. Lixeiras foram implantadas, mas se a população não tiver consciência é um trabalho em vão”, finaliza.


O pescador Edmilson Costa, de 48 anos, mora às margens do rio Juruá e a situação vem incomodando ele.



“Fica muito bonito com as prais, no domingo é cheio de gente, mas quanto mais gente, mais lixo fica, porque eles jogam tudo aqui na praia e fica essa sujeira. Deveria poder multar as pessoas para poder entender que praia não é lugar de lixo”, desabafa.


Sair da versão mobile