Mais de 4 mil gatos e cachorros foram registrados em Rio Branco após aprovação de lei

Lei obriga registro de animais domésticos. O registro é feito no Centro de Controle de Zoonoses.

O Centro de Zoonoses informou, neste sábado (5), que mais de 4 mil animais domésticos já foram registrados desde a aprovação da lei nº 2.215, que tem o objetivo de controlar e registrar cães e gatos. A lei visa também combater maus-tratos a esses animais e ainda reduzir a população de rua e evitar a prática de abandono.


“A gente entende que a pessoa [ao pegar o animal] não avaliou que um cão dá um gasto. Assim como o ser humano, ele vai precisar de médico veterinário, vai ter que ter alimentação adequada, vacinação, desverminação. Então, a pessoa não avalia isso e acaba que solta ele ou também queria criar um cão de um porte e ele é de outro porte e acaba abandonando o animal”, explica o diretor do Centro de Zoonoses, Everton Arruda.


Ele alerta ainda que o abandono do animal é crime e tem penalidade. O registro dos animais a intenção é que o número de animais na rua diminua. “A gente percebeu uma redução no número de animais na rua, porque a lei trata de abandono de animais. Essa redução, acho que se deve também a conscientização da população”, destaca Arruda.


Desde que a lei, foram registrados 4,2 mil animais. Para efetuar o cadastro, o dono precisa ir até o Centro de Zoonoses, levando carteira de vacinação, comprovante de endereço e documento oficial com foto.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias