Ícone do site Ecos da Noticia

Mais de 100 jovens de baixa renda recebem aulas teóricas da primeira habilitação em escolas de Cruzeiro do Sul

Projeto vai abater preço da primeira habilitação em 50%. Projeto Menor Aprendiz no Trânsito beneficia 120 alunos do ensino médio.


Mais de 100 alunos de escolas públicas de Cruzeiro do Sul recebem, desde desta quinta-feira (24), aulas que fazem parte do Menor Aprendiz no Trânsito. 120 estudantes escolhidos por sorteio fazem um curso teórico e técnico sobre a primeira habilitação.


O objetivo é destacar a importância da educação no trânsito cotidiano, como respeito às faixas de pedestres e outras sinalizações, primeiros socorros e direção defensiva. Além disso, ao procurar a autoescola, o jovem não vai precisar fazer as aulas teóricas, o que vai refletir em uma redução de 50% no valor da primeira CNH.


Para o secretário de Educação, Marcos Brandão, o curso é uma conquista para as famílias de baixa renda.


“Estamos trabalhando com a juventude, antecipando na escola as orientações, educação e conscientização. Certamente teremos cidadãos mais conscientes, mais responsáveis contribuindo para um trânsito mais seguro. Quando forem fazer autoescola terão uma economia, pois o certificado valerá. Isso é uma grande conquista para os jovens de famílias carentes, que terão economia na habilitação”, destaca.


Para o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), Pedro Longo, a intenção é formar melhores condutores. “O trânsito mata mais que a guerra. Ofertar aos jovens o curso de direção defensiva significa formá-los para agir de forma responsável em sociedade”, destaca.


Os alunos foram selecionados através de sorteio. Andressa Maciel foi uma das contempladas. “Isso ajuda as famílias que vão gastar um dinheiro a menos. Espero que com esse projeto, diminua as vítimas no trânsito. Quando se perde uma vítima no trânsito, se perde bem mais que uma vida. As pessoas perdem amigos e familiares. Acho muito importante ter esse projeto para que se tenha um trânsito com mais segurança”, destaca.


Ao final do curso, os estudantes receberão um certificado que poderá ser usado no processo da primeira habilitação. Para 2018, está sendo planejado um aumento no número de vagas de 120 para 250 jovens.


Sair da versão mobile