Coordenador diz que resultados já estão vencidos, dentre os exames estão de sangue, fezes e urina.
Mais de 10 mil resultados de exames que estão no Centro Diagnóstico de Cruzeiro do Sul venceram sem terem sido retirados da unidade. A informação foi repassada pelo diretor do centro, Bartolomeu Dutra. Ele disse que o problema prejudica toda a população. Os exames estão prontos desde janeiro.
Um junho deste ano, o G1 já havia feito uma reportagem falando da demanda de exames que estava retida no local. “Os exames chegam e a população não vem buscar. Os exames venceram e não pode mais serem apresentado ao médico e todo mundo fica prejudicado”, disse.
O diretor falou ainda que os resultados saem no máximo em quatro dias após feito o exame e que a população deve procurar o centro dentro desse prazo. “O dono do exame deve procurar o centro dentro desse prazo para poder pegar o resultado e apresentar ao médico que solicitou”, afirmou.
Além dos prejuízos para a população, Dutra conta que o centro tem uma cota determinada para pelo Ministério da Saúde que fica prejudicada com a retenção desses resultados. “Temos essa meta porque a verba do centro é diferenciada, e gastamos esse dinheiro em cada exame confeccionado só que ele não consta se a pessoa não vier fazer a retirada”, explicou Dutra.