Ícone do site Ecos da Noticia

Mais de 10 mil aposentados e pensionistas devem fazer recadastramento em agosto, diz Acreprevidência

Beneficiados devem atualizar dados até o final do mês de agosto. Recadastramento é para os nascidos em março e abril.

Cerca de 13 mil aposentados e pensionistas precisam atualizar os dados cadastrais no Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência) até o final do mês de agosto para receber o pagamento referente ao mês. O processo iniciou em julho, quando foram atualizados dados dos nascidos em janeiro e fevereiro. Em agosto, os nascidos em março e abril devem procurar o instituto para fazer o recadastramento.


O Acreprevidência paga ao menos R$ 56 milhões mensalmente, mas o valor arrecadado é de apenas R$ 28 milhões. Dos 2 mil beneficiados que deveriam atualizar os dados cadastrais em julho, apenas 60% compareceram. Em entrevista para o Acre TV da Rede Amazônica Acre, o diretor do Acreprevidência, José Santos, disse que os beneficiados que não atualizarem os dados este mês devem ter o pagamento suspenso.


“A suspensão só deve ocorrer no final de agosto, que é o mês do pagamento. Provavelmente já vai haver a suspensão do pagamento daqueles aposentados e pensionistas que não comprovaram o recadastramento referente ao mês de julho. Os documentos entregues até os dias 27 e 28 de agosto não vão ter problemas”, complementou.


Santos ressalta que o recadastramento tem como objetivo não fazer pagamentos indevidos. Ele lembrou ainda que até o final de 2017 pelo menos 2 mil novos aposentados e pensionistas devem ser inseridos na folha de pagamento. Para Santos, o reajuste no valor do desconto de contribuição e o recadastramento são estratégias para equilibrar as contas.


O diretor diz que a outra questão é a importância do aumento da alíquota da contribuição previdenciária que visa estabelecer o mínimo da despesa que está aumentando a cada mês. Segundo ele, a preocupação resiste em duas linhas centrais.


“A primeira é que quanto mais pessoas se aposentam mais aumenta a despensa da previdência, e ao mesmo tempo estou reduzindo a receita do fundo de previdência porque a grande maioria dos aposentados ficam isentos da contribuição. Então, eleva a despensa e reduz a receita de contribuição em decorrência da isenção da contribuição dos aposentados e pensionistas”, explicou.


Sair da versão mobile