O ex-presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Branco), Jackson Marinheiro Pereira, preso em setembro do ano passado, durante a Operação Midas, foi nomeado secretário parlamentar do deputado federal César Messias, ex-vice-governador do Acre. O salário é de R$ 10.190,00 mensais e a nomeação, assinada pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, a pedido do deputado, está no Diário Oficial (veja ao lado)
Marinheiro está denunciado formalmente por ter praticado crime de peculato. Ele é um dos principais alvos da Operação Midas, que o prendeu, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
O ex-diretor da Emurb assumiu o cargo em 2011, no último mandato do então prefeito Raimundo Angelim (PT), que também é deputado federal. As denúncias o colocam como suspeito, ainda, por crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
Tentamos contato com a assessoria do deputado em Brasília, por meio do telefone geral da Câmara (61-3216-0000). A atendente transferiu a ligação três vezes, mas nenhum assessor atendeu a ligação.