Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Homem é encontrado pelo Exército na divisa do Acre com Peru após se perder de comunidade

Exército conduziu o homem até a delegacia, onde não consta nenhuma queixa contra ele. Ailton Santos diz que mora em uma comunidade peruana.

Durante sobrevoo em uma área que divide o Acre e Peru, o Exército encontrou Ailton Jorge Brito Santos, de 58 anos. De acordo com a polícia, ele foi encontrado por militares na manhã desta terça-feira (22) no Rio Juruá Mirim e foi conduzido até a delegacia de Cruzeiro do Sul porque não portava documentos.


Na delegacia, nada foi constatado contra o homem. O delegado Alexnaldo Batista diz que o Exército agiu certo, pois ele estava próximo à uma rota de tráfico de drogas.


“E não falava coisa com coisa. Falou que estava perdido, foi alimentado pelo pessoal do Exército e conduzido até a delegacia. Portava dois boletins de ocorrências de extravio de documentos em dois pontos de bloqueio diferentes no Peru. Não foi encontrado nada contra ele e foi liberado”, explica.


Ao G1, o homem contou que é natural de Boa Vista, de onde foi embora ainda em 1998 após se separar da mulher. Ele conta ainda que já viajou pela Venezuela, Colômbia e Equador antes de chegar nessa comunidade do Peru.


Sobre o local onde foi encontrado, Santos diz que havia se perdido na mata enquanto procurava homens para ajudar nas tarefas rurais. Ele passou a noite na delegacia, foi liberado e não sabe voltar para sua casa.


“Trabalhei com minério e tudo que consegui deixei para meus filhos em Roraima. Moro no Peru há 11 anos e decidi trabalhar como agricultor. Vim para o lado brasileiro em busca de alguém que pudesse trabalhar em minha chácara”, explica.


Ele diz que perdeu os documentos pessoais e, por isso, os militares não tinham acreditado em sua versão. O agricultor diz ainda que nunca havia passado para o lado brasileiro e que nem mesmo sabe voltar para a comunidade, onde mora com uma mulher e uma filha de um ano e seis meses.


“Aqui no Brasil tenho tios e um primo que residem em Boa Vista, mas não quero ir para lá. Quero voltar para onde está minha esposa e filha”, diz.


A assistência social foi acionada após a liberação do homem. Sandra Soriano diz que um transporte fluvial vai ser usado para deixar o homem até o Peru. “Ele foi acomodado em um hotel, está sendo alimentado e na quinta-feira (24) pegará um barco que o conduzirá até as imediações de onde ele foi localizado, pois reside no Peru”, garante.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias