A forte estiagem no Acre vem complicando muitas coisas mas o deslocamento pelo estado está dificultado. Em Rio Branco, o nível do Rio Acre registrou nesta segunda-feira, 21, uma elevação de três centímetros nas últimas 24 horas, alcançando a marca de 1 metro e 76 centímetros, segundo dados repassados pela Defesa Civil Estadual.
Em Brasileia, o manancial segue apresentando redução e registrou 1 metro e 31 centímetros. Na cidade de Xapuri, alcançou o nível de 2 metro e 3. Há cidades no interior que são em grande parte abastecidas por barcos e balsas.
A BR-364 é a única ligação por terra do Acre com os centros fornecedores e, por conta da forte vazante do Rio Madeira, as balsas que fazem a travessia estão com muita dificuldade para cruzar o manancial.
De acordo com o boletim divulgado regularmente pelo governo, o estado também tem registrado o aumento das queimadas. Somente neste mês foram 484 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Quase a metade de todo o registrado de janeiro a agosto. Os destaques negativos são dos municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.