O documentário brasileiro “Huni Kuin – Os últimos guardiões” foi selecionado para o DC Shorts Festival – festival de curtas-metragens que acontecerá no início de setembro, nos Estados Unidos, em Washington. A informação foi repassada pela assessoria do festival às redações dos jornais nessa sexta-feira (18).
O filme foi selecionado entre 1.500 inscritos para ser exibido no festival. O “Huni Kuin” faz parte do La Madre Docs, selo criado em 2016 para a produção independente de documentários autorais. O curta-metragem já recebeu, no começo deste ano, o prêmio “Award of Excellence” no festival norte-americano Impact Docs Awards e participou do Environment Film Festival na Albânia e do festival Cine Pobre, no México.
“Ter esse filme selecionado em eventos internacionais é um reconhecimento de uma questão social e ambiental urgente e uma oportunidade para debatermos a questão da Amazônia em âmbito internacional”, destaca o CEO e roteirista da La Casa de la Madre, André Castilho.
O documentário que conta a história de uma tribo da Amazônia acreana lutando pela preservação da mata que está sendo devastada já foi premiado no início desse ano no Impact Docs Awards e vem ganhando destaque pelo mundo. Ele mostra a realidade da tribo Huni Kuin na aldeia do Rio Envira, relatando a luta dos habitantes da floresta pela preservação bem como é viver na região mais isolada do país.