Farinha de Cruzeiro do Sul é o primeiro produto do Acre a ganhar Selo de indicação geográfica, diz Embrapa

De acordo com o chefe-geral da Embrapa, Eufran Amaral, mais de 800 casas de farinha foram mapeadas na região com o intuito de fornecer informações para a obtenção do selo.


A tradicional farinha de Cruzeiro do Sul, base da economia da cidade, conseguiu adquirir o selo de indicação geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A informação foi confirmada pelo chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eufran Amaral. O projeto para adquirir o selo já durava mais de nove anos e resultado foi divulgado na terça-feira (22).


A Embrapa fazia parte do projeto na pesquisa de qualidade da farinha produzida na região. Amaral disse que mais de 800 casas de farinha foram mapeadas na região com o intuito de fornecer informações para a obtenção do selo.


“Foi uma iniciativa do Ministério da Cultura, Embrapa, Sebrae e outros parceiros. É a primeira farinha do mundo a receber esse selo, e é o primeiro produto do Acre, isso tem uma importância muito grande”, falou.


Amaral afirmou ainda que a farinha é um dos primeiros produtos na região a receber o selo de indicação geográfica. Com o selo, o consumidor poderá saber verdadeiramente se a farinha é de Cruzeiro do Sul.


“Agora a farinha vai ter um certificado de origem, o consumidor vai poder ter a certeza de que o produto é realmente daqui, fortalecendo a produção do produto e reafirmar a valorização”, acrescentou Amaral.


O chefe-geral explica que o selo de indicação geográfica significa a comprovação de que o produto foi produzido dentro dos padrões exigidos e que se trata de uma farinha da cidade.


“É a certificação de que vem de Cruzeiro do Sul e tem qualidade. Por isso é um processo demorado porque passa por várias etapas até que se possa comprovar que o produto é merecedor do selo de qualidade e de localização. Os consumidores vão poder saber que se trata de um produto original”, finalizou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias