Com um projetor e uma caixa de som, Rafael Kaweh leva cinema a outras crianças com ajuda dos pais. Última sessão ocorreu na sexta (29), na Cidade do Povo.
Apaixonado por cinema, principalmente animações, o pequeno Rafael Kaweh, de oito anos, decidiu criar o “Cine Oportunidades” com exibições gratuitas para que crianças carentes possam assistir filmes. O pai dele, o assistente social Rafael Almeida conta que o filho deu a ideia após saírem de uma sessão no cinema no Via Verde Shopping, em Rio Branco.
Com pipoca e refrigerante, as crianças se divertem em sessões quinzenais. Dois filmes já foram exibidos. A última sessão ocorreu na sexta-feira (29) com o filme “Divertidamente”. A sede do projeto fica na Rua Guajará, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco.
“Ele é muito emotivo. Minha mulher assiste também e os dois choram, se emocionam. É importante destacar que os filme sempre possuem uma reflexão. No final da exibição é feita uma conversa com as crianças para falar um pouco dessa mensagem e também ouvir o que eles acharam”, relata.
Almeida conta que o filho sugeriu inicialmente que o pai comprasse um cinema e desse entradas gratuitas para todos, mas ele explicou ao pequeno que isso seria muito caro. Foi então que o menino relatou que na escola os filmes eram exibidos para várias pessoas com projeções em um tecido branco.
“Ele sempre gostou de ver filmes e quando temos a oportunidade levamos ele ao cinema. Ele sempre teve essa iniciativa de pensar no próximo, seja doando roupas que não caibam mais nele ou algo do tipo. A ideia é proporcionar essa oportunidade para crianças que não tem esse acesso”, explica.
O pai lembra que ele e a mulher já possuem um trabalho social chamado “Oportunidade” e decidiram usar a estrutura e a equipe de voluntários que já atuam para colocar a nova ideia em prática. Com doações, compraram um banner, projetor e um caixa de som.
Além do filme, crianças que nunca tiveram a oportunidade de ir a um cinema de verdade concorrem a dois ingressos que são sorteados ao final da exibição.
“Fazemos o sorteio e levamos os ganhadores ao cinema. Para mim, como pai, é muito emocionante ver essa atitude. Fico muito feliz, isso mostra que eu e a mãe dele somos um exemplo para ele com nosso trabalho social. Ele ter esse espírito de compartilhar é muito importante para nós”, finaliza.