Ícone do site Ecos da Noticia

Em Santa Rosa do Purus, reunião com forças de segurança discute ações para coibir o tráfico internacional de drogas

Iniciativa da reunião partiu da Polícia Federal. Também participaram do encontro representantes das Polícias Civil, Militar, Exército e autoridades do país vizinho, Peru.

Uma reunião com as forças de segurança do município de Santa Rosa do Purus e representantes do Peru foi realizada no sábado (5) com o objetivo de discutir ações de repressão ao tráfico de drogas na região. O encontro foi uma iniciativa dos agentes da PF do município, com autorização do delegado Leandro Ribeiro, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), e do coordenador de Fronteiras da PF no Acre (Operação Sentinela), delegado Flávio Henrique Avelar.


Participaram da reunião autoridades locais do comando do Exército, das Polícias Militar, Civil e do país vizinho, Peru. Segundo a PF, o objetivo do encontro foi o mal-estar nas relações binacionais que teve início após a polícia peruana se recusar a participar da “Operação Palestina”, deflagrada no dia 26 de julho, que visava o cumprimento de ordem de prisão de dois peruanos acusados de serem os principais traficantes internacionais de drogas da região.


A Polícia Federal informou ainda que mesmo com a ordem de prisão expedida e com o nome dos traficantes, inicialmente, as autoridades policiais do Peru não adotaram as medidas conjuntas necessárias para o sucesso da ação.


A reunião, então, foi solicitada para que as autoridades daquele país pudessem ter conhecimento do caso. O governador da província de Ucayali, Manoel Gambine Rupae, se comprometeu durante o encontro em ajudar nas investigações para que os acusados sejam detidos. O prefeito de Puerto Esperanza também estave presente na reunião.


Ainda de acordo com a PF, as autoridades peruanas ficaram surpresas, pois informaram que não tinham conhecimento de que os traficantes continuavam soltos e atuantes na região.


O prefeito de Santa Rosa do Purus, Assis Moura, também participou do encontro e se comprometeu em ajudar a coibir o tráfico de drogas naquela região promovendo programas de conscientização nas escolas, famílias e na comunidade como um todo.


Sair da versão mobile