Estabelecimentos devem ser fiscalizados até a próxima sexta-feira (11). Órgão quer garantir que nenhum consumidor seja lesado nas compras para os pais.
Para evitar que a população seja lesada nas compras para o Dia dos Pais, comemorado no domingo (13), a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) faz uma operação até a próxima sexta-feira (11).
A ação tem como foco fiscalizar lojas de artigos masculinos, esportivos e perfumarias. Ao menos dez lojas por dia devem passar por fiscalização. A fiscalização vai avaliar se os estabelecimentos possuem um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, analisar também a prática de venda casada ou propagandas enganosas na venda de produtos.
Os agentes vão também verificar se os produtos estão etiquetados com informações de preço (à vista ou a prazo) além de informações de taxas de juros que podem estar sendo cobradas.
O órgão alerta que é importante que os consumidores leiam qualquer contrato antes de assinar, principalmente quando a compra for feita na forma de crediário com juros. A Divisão de Fiscalização do Procon acrescenta que a ação uma forma de confirmar se os comerciantes continuam seguindo as orientações do órgão para evitar a aplicação de multas.