Ícone do site Ecos da Noticia

Em Rio Branco, prefeitura sanciona lei que permite doulas dentro das maternidades

Medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta quarta (23). Doulas são assistentes que prestam auxílio físico e emocional às mulheres na hora do parto.


A lei 2.245 de 16 de agosto de 2017, que permite a presença de doulas durante e pós-parto em maternidades, foi sancionada pela Prefeitura de Rio Branco. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (23). Em maio deste ano, a Câmara de Vereadores de Rio Branco aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que garantia as doulas nos hospitais durante o parto.


Doulas são assistentes que prestam auxílio físico e emocional às mulheres na hora do parto. Elas atuam de forma voluntária e podem ou não ser parentes das paturientes. Além disso, a doula pode acompanhar a mulher durante a gestação, durante o parto, e também no pós-parto.


Ao G1, a gerente de Assistência da Maternidade Bárbara Heliodora, Ana Beatriz, falou que já é permitida a presença das doulas dentro do local como acompanhantes. Ela explicou que a unidade ainda não possui uma lista de doulas voluntárias e que geralmente são parentes das pacientes.


“A paciente tem direito de uma acompanhante, então, a doula se torna a acompanhante. O pai não é mais visitante, é acompanhante. Então, na hora que ele chega, pedimos para o pai entrar e, caso seja, visita a mãe e sai. A acompanhante da mãe fica sendo a doula. Não disponibilizamos, não temos doulas cadastradas aqui, até porque o trabalho da doula começa no pré-natal”, complementou.


Sair da versão mobile