Os problemas na saúde pública do Acre voltaram aos debates inflamados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Durante discurso na manhã desta quarta-feira (16), o deputado Heitor Júnior (PDT) denunciou que a Secretaria de Saúde do Acre (Seacre) deixou de realizar o transporte de pacientes do interior do estado e que fazem hemodiálise na capital, Rio Branco.
Segundo o parlamentar, os pacientes de Tarauacá e Sena Madureira estão sem transporte porque a Sesacre cortou esse tipo de serviço. Ainda de acordo com Heitor, muitos pacientes fazem mais de três sessões de hemodiálises por semana e sem o transporte elas correm risco de morte.
“Isso é um evento grave que está acontecendo. A Secretaria de Saúde cortou este apoio de transporte às pessoas que fazem hemodiálise. Peço que retomem imediatamente com esse serviço. Além disso, em quase todos os setores do estado como o SAI e a Fundhacre, estão faltando medicamentos para os transplantados de fígado e rins”, denunciou.
Ao término do seu discurso, o parlamentar, que é da base do governador Tião Viana (PT) na Casa de Leis, aproveitou para tecer inúmeras críticas ao gestor da Saúde, Gemil Júnior.
“A Secretaria de Saúde não está mais atuando. Está só fazendo política. Isso tem trazido transtorno aos pacientes, aos médicos, aos funcionários, enfim, toda a estrutura de saúde pública vem sendo comprometida, infelizmente, porque a Sesacre esqueceu de fazer o seu papel que é cuidar da vida das pessoas”, concluiu.