As declarações do deputado acreano Daniel Zen (PT) na terça-feira (8), defendendo a legalização das drogas como forma de combater o crime organizado no Acre, causou alvoroço entre os acreanos, que usaram as redes sociais para emitirem suas opiniões sobre o assunto.
“Enquanto não discutirmos a legalização da maconha e outras drogas não estaremos fazendo o debate correto, estaremos enxugando o gelo, correndo atrás do próprio rabo. Ainda há uma certa hipocrisia e até medo de algumas pessoas em debater o assunto. Quando se fala de violência temos que fazer o debate correto e enfrentar o assunto de frente”, disse o parlamentar durante seu discurso.
Para quem imaginou que o discurso do deputado petista seria repudiado pela grande maioria dos acreanos se enganou. Muitos leitores da Folha do Acre defenderam a opinião do parlamentar e apoiam a discussão sobre a descriminalização de algumas drogas no Brasil.
Há quem defenda a ideia de Zen, e afirmam que a liberação das drogas pode ter impacto inclusive na onda de crimes violentos relacionados ao tráfico.
“Finalmente um deputado altruísta com capacidade de quebrar os tabus da hipocrisia. As drogas já são liberadas e estão em todas as esquinas, o que tem que ser feito é regulamentar. Todos os países que regulamentaram acabou a tráfico e mortes de inocentes na guerras as drogas que não deu certo. Parabéns, deputado”, escreveu o servidor público Álvaro Andrade Mendes.
Outro leitor afirma que a liberação das drogas pode acabar com o tráfico de entorpecentes e guerra entre facções. “Acabaria com o tráfico e, consequentemente, com as facções criminosas”, disse.
Mas há também quem condena o ponto de vista defendido pelo deputado estadual. “Defender a legalização das drogas é fácil, quero ver criar institutos para o dependentes químicos quando eles estiverem viciados, quando estiverem roubando para sustentar o vício”, comentou o jovem André Manasfi.