A Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), presidida pela deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), lançou, hoje (17), durante sessão solene, a campanha antidrogas “A Vida é feita de Escolhas”. A campanha tem por objetivo contribuir para a diminuição do uso de drogas e reduzir a criminalidade no Estado.
“Idealizamos essa campanha porque a droga tem sido, nos últimos anos, um grande mal para a sociedade, para as famílias, para os seres humanos. Nós não temos como impedir que as pessoas usem drogas, mas temos a obrigação de conscientizar, orientar e alertar sobre os perigos e malefícios que o consumo dela faz ao ser humano”, declarou Eliane.
Além disso, a parlamentar ressaltou que as drogas são a mola propulsora da violência. “Todos os dias somos surpreendidos com notícias em jornais e telejornais de assassinatos e envolvimento de jovens com o mundo das drogas, eles também são a maioria das vítimas. Sabemos que essa onda de violência que assola o Acre passa pelo consumo, venda e compra de drogas”.
Sinhasique lembrou do importante trabalho de recuperação que sua mãe, missionária Neta, desenvolvia com usuários de drogas, na Fundação Evangélica Sarepta de Sidom, e frisou que a maioria das pessoas já teve contato com essa problemática das drogas.
“Como irmã de um dependente químico recuperado, como uma mulher que perdeu um companheiro para as drogas, como cidadã e como presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Aleac, não posso jamais cruzar os braços diante desse quadro”.
Durante a sessão, a parlamentar apresentou vídeos, inclusive com depoimento de usuário de droga, para estudantes do Ensino Médio que lotaram a galeria e o plenário da casa para prestigiar o lançamento da campanha.
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, frisou que a Assembleia estará sempre disponível para debater temas importantes como estes e afirmou que persistirá com o enfrentamento às drogas.
Representando a Secretaria de Direitos Humanos (SEJUDH), Antônio Torres, discorreu sobre a importância das boas escolhas. “O futuro se constrói com um presente seguro. Escolham a vida e a vida escolherá vocês”, declarou.
A coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Acre, capitã Eliana, se colocou à disposição para colaborar com a campanha e falou da importância das escolhas certas. “Para cada escolha, existe uma consequência. O seu futuro depende de você”.
Números
Sinhasique apresentou dados alarmantes. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, as drogas matam mais de 500 mil pessoas por ano em todo o mundo. Dos adolescentes internados em cumprimento de medidas socioeducativas no Brasil, 75% são usuários de entorpecentes. 77% dos homicídios estão ligados ao consumo e ao tráfico de drogas”.