Campanha de perdas inspecionou a região do Camelódromo de Rio Branco nesta quarta-feira (2). Seis casos de ligação direta foram encontrados, diz empresa.
A Eletrobras Distribuição Acre (Eletrobras-AC) estima que, no período de um ano, a campanha de perdas – lançada em 20 de junho deste ano – deve fiscalizar metade das unidades consumidoras do estado. Nesta terça (1°) e quarta-feira (2), foi a vez do Calçadão da Benjamin Constant, popularmente conhecido como “Camelódromo”.
O gerente do Departamento de Fiscalização da Eletrobras-AC, André Klein, explica que o trabalho tem sido feito de forma contínua em várias localidades, incluindo cidades do interior. São vistorias e ações publicitárias em que a distribuidora tenta conscientizar os usuários sobre fraude e furto de eletricidade, os “gatos”.
“A força-tarefa é mais para mudar a cultura do povo. [O furto de energia] um ilícito que todo mundo perde. Apesar da pessoa não conhecer muito a regra do setor elétrico, a maior parte do prejuízo quem paga é o consumidor”, complementa o gerente.
No Camelódromo, que teve a vistoria de 10 equipes, Klein afirma que foram identificados seis casos de ligação direta, sendo configurado o crime de furto de energia. O uso do serviço por parte dos comerciantes não é feito diretamente com a Eletrobras-AC. A prefeitura possui a unidade consumidora que fornece a energia às lojas.
“O que aconteceu é que, como passamos muito tempo ser ir lá, alguns camelôs estavam por fora da medição e faziam ligação de qualquer jeito. Nós fomos para organizar a estrutura deles. Esse pessoal [seis locais] estavam realizando furto de energia, mas entendemos que é um caso específico”, acrescenta.
A empresa diz ainda que as adequações nas seis unidades com as ligações clandestinas devem ser feitas com o apoio da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração municipal, responsável pela unidade consumidora que fornece energia ao local. Os mecanismos de denúncia em casos semelhantes são o WhatsApp (68) 99989-5638 e o e-mail: [email protected].
Interior
Uma vistoria da Eletrobras-AC, no dia 25 do mês passado, encontrou 178 irregularidades na cidade de Senador Guiomard, interior do acre. Ao todo, 40 equipes foram ao município fazer as inspeções. Fraude e furto de eletricidade foram os principais problemas identificados.
No dia 21 do mesmo mês, ao menos 104 irregularidades foram achadas nas Vilas do V, Humaitá e em Porto Acre. Os gatos são os mais predominantes também na cidade acreana. Um comboio com 30 equipes realizou o trabalho.