Ao todo, o Acre fez, segundo o governo, 302 procedimentos no Hospital das Clínicas, sendo 191 de córnea, 86 de rim e 25 de fígado.
O Acre é o estado que mais faz transplantes de fígado na Região Norte, segundo o governo. Um levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) detectou que nos primeiros três meses deste ano o Acre foi o estado que fez mais transplantes de fígado proporcionalmente no país, ficando atrás apenas do Distrito Federal (DF).
O último transplante feito foi em Rio Branco, nesta quinta-feira (17). Um paciente de 37 anos, diagnosticado com cirrose hepática causada por vírus das hepatites B e D, recebeu um fígado. O paciente é natural da cidade de Caracaraí (RR) e, segundo o governo, se mudou para o estado acreano para tentar conseguir um tranlante.
Ao todo, o Acre fez 302 procedimentos no Hospital das Clínicas, sendo 191 de córnea, 86 de rim e o 25 de fígado. Contando com os procedimentos feitos por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), são mais de 600 transplantes, de acordo com o governo.