Com instalação de mantas drenantes, obra de contenção do Calçadão Raimundo Escócio está 95% concluída

As obras de contenção da margem do Rio Acre no Calçadão Raimundo Escócio chegaram à etapa de conclusão do sistema de drenagem. Nesta quinta-feira, 24, a empresa responsável pela execução das obras iniciou a instalação das mantas drenantes. Depois disso, informou o encarregado da empresa, José Martins será feita a aplicação do solo e o plantio da grama. Para o vereador Juruna, líder dos camelôs e lojistas que trabalham naquela região, o serviço está sendo realizado com muita qualidade, uma prática da gestão do prefeito Marcus Alexandre. “O prefeito e o senador Jorge Viana estão de parabéns, pois mantendo a obra atendem a uma demanda importante dos que trabalham no Raimundo Escócio e no Calçadão da Benjamim Constant. Agradecemos a eles pelo esforço”, disse Juruna.



O material que está sendo aplicado é uma manta geocélula, que quando associada com o solo, tem a capacidade de drenar, filtrar, separar, reforçar e proteger.  A manta é utilizada principalmente para proteção e reforço de materiais, para evitar danos no solo e promover melhorias em suas propriedades. “Primeiro colocamos a manta geotêxtil e em seguida a manta geocélula. Com isso, temos 95% das obras prontas”, confirmou o engenheiro da secretaria de Obras Públicas que fiscaliza o serviço, Francildo Chaves.



A área de intervenção no Calçadão Raimundo Escócio é de 6.400 metros quadrados, e a obra inclui a implantação do muro de contenção – que utiliza volume de concreto de 30 metros cúbicos e armadura de aço com 11.142,60 quilos, numa extensão de 100 metros. A área de contenção desse muro é de 9 metros. O investimento é de R$ 1.747.019,30. O projeto conta com apoio do gabinete do senador Jorge Viana.



Trata-se de uma obra realmente grande: apenas a implantação dos drenos demandaram 125 metros de pedra-brita número 2, execução das estacas escavadas numa extensão de 824 metros lineares usando 58,25 metros de concreto usinado e 8.719 quilos de armadura de aço CA-50. Além disso, foram realizados os reaterros e a conformação de taludes – o aterramento demandou ações em 4.265,55 metros e o retaludamento é feito com geocélula de polipropileno (1.248,30 m²), geocélula de poliéster (2.497 m²) –ação que está sendo executada e deve ser finalizada ainda esta semana. “Eu estou aqui todos os dias e vejo que a obra, quando ficar pronta, vai acabar com esses problemas que a gente vê hoje aqui”, disse Nacílio Souza Gomes, que trabalha como narrador de loja no Raimundo Escócio.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias