Abertura do evento ocorreu nesta terça (1º), na Praça da Revolução, Centro da capital acreana. Ações também incluem panfletagem, palestras e roda de conversas.
Para incentivar o aleitamento materno, a cidade de Rio Branco promove uma série de ações durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Durante o evento, que começa nesta terça-feira (1º), na Praça da Revolução, vão ser feitas panfletagens e rodas de conversa. A programação também inclui a “hora do mamaço” que está marcada para sexta-feira (4), na Universidade Federal do Acre (Ufac).
O objetivo é promover o “Agosto Dourado” que passou a ser lei em abril de 2017, instituindo este período como o mês do aleitamento materno. Ao G1, a gerente da Divisão de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Acre, Rafaela Chagas, disse que a semana deve ser usada para conscientizar as mães para importância da amamentação.
“A programação vai perdurar o mês todo e fica a cargo das unidades de saúde de atenção primária e hospitalares e cada uma tem uma atividade programada. Apesar de termos vindo desde à década de 70 trabalhando com o incentivo ao aleitamento materno e tentando reduzir as taxas de mortalidade infantil, isso ainda continua com uma taxa elevada”, diz.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que somente 38,6% dos bebês brasileiros se alimentam apenas com leite da mãe nos primeiros cinco meses de vida. A taxa é considerada abaixo do ideal, pois a média mundial de amamentação nos primeiros seis meses de vida fica de 20 a 40%.
“Queremos sensibilizar a comunidade para a importância desse ato de amamentar. Existem situações de preconceito durante a amamentação em locais públicos, mas não acho que isso seja um motivo para atrapalhar o aleitamento. Infelizmente, nem todos encaram o ato de amamentar como uma ferramenta importantíssima para combater a mortalidade infantil”, finaliza.