Com ‘hora do mamaço’ Semana Mundial do Aleitamento Materno tem ações em Rio Branco

Abertura do evento ocorreu nesta terça (1º), na Praça da Revolução, Centro da capital acreana. Ações também incluem panfletagem, palestras e roda de conversas.

Para incentivar o aleitamento materno, a cidade de Rio Branco promove uma série de ações durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Durante o evento, que começa nesta terça-feira (1º), na Praça da Revolução, vão ser feitas panfletagens e rodas de conversa. A programação também inclui a “hora do mamaço” que está marcada para sexta-feira (4), na Universidade Federal do Acre (Ufac).


O objetivo é promover o “Agosto Dourado” que passou a ser lei em abril de 2017, instituindo este período como o mês do aleitamento materno. Ao G1, a gerente da Divisão de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Acre, Rafaela Chagas, disse que a semana deve ser usada para conscientizar as mães para importância da amamentação.


“A programação vai perdurar o mês todo e fica a cargo das unidades de saúde de atenção primária e hospitalares e cada uma tem uma atividade programada. Apesar de termos vindo desde à década de 70 trabalhando com o incentivo ao aleitamento materno e tentando reduzir as taxas de mortalidade infantil, isso ainda continua com uma taxa elevada”, diz.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que somente 38,6% dos bebês brasileiros se alimentam apenas com leite da mãe nos primeiros cinco meses de vida. A taxa é considerada abaixo do ideal, pois a média mundial de amamentação nos primeiros seis meses de vida fica de 20 a 40%.


“Queremos sensibilizar a comunidade para a importância desse ato de amamentar. Existem situações de preconceito durante a amamentação em locais públicos, mas não acho que isso seja um motivo para atrapalhar o aleitamento. Infelizmente, nem todos encaram o ato de amamentar como uma ferramenta importantíssima para combater a mortalidade infantil”, finaliza.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias